Começou
nesta segunda-feira (25/2) e segue até o dia 1º de março a emissão de
carteirinhas infantis em todos os postos do Na Hora, das 7h30 às 18h. O serviço
de identificação de crianças é realizado pela Polícia Militar, em parceria com
a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), com o
objetivo de garantir a segurança dos pequenos foliões durante o carnaval.
Para fazer o
documento, os pais e responsáveis devem levar uma foto 3×4 e os dados da
criança. Também é possível imprimir a carteirinha pela internet, no link:
http://www.pmdf.df.gov.br/images/2019/Fevereiro/Carteirinha_PMDF_2019.pdf. Durante os dias do carnaval, serão distribuídas as pulseiras de identificação
nos blocos públicos e infantis.
Segundo a
subsecretária de Políticas para Crianças e Adolescentes da Sejus-DF, Adriana
Faria, o documento é essencial para evitar ocorrências de crianças perdidas.
“Em locais com grande aglomeração de pessoas, o risco de se perderem é maior.
Por isso, é muito importante garantir que as crianças saiam de casa levando um
documento com seus dados principais e um telefone de contato. A medida ajuda na
identificação e na localização da família, caso a criança se perca”, explicou.
A identificação das crianças no Carnaval faz parte da campanha Respeito à Cidadania, desenvolvida pela Sejus-DF para conscientizar a população do DF sobre o enfrentamento e prevenção ao uso de drogas, combate ao racismo, à LGBTfobia e à exploração sexual infantil, além da proteção às pessoas com deficiência.
Denúncia
Para atender qualquer tipo de denúncia de violação dos direitos de crianças e adolescentes, estará disponível durante todos os dias do carnaval o número da Coordenação do Sistema de Denúncias de Violações dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cisdeca), no telefone (61) 3213-0657, que funcionará em sistema de plantão 24 horas, atuando em conjunto com os conselhos tutelares.
Por: Agência Brasília / Michael Melo
Via: Metrópoles

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